fringe – 03×12 – concentrate and ask again

 

O episódio já começou com uma nota estranha, com Olivia e Nina trocando figurinhas sobre romances, e vou lhes dizer porque isso me incomoda – e, na verdade, é algo que perpassa todo o episódio. Que Nina chegue já chutando a porta e se metendo nas coisas pessoais de Olivia, ok, mas que Olivia se abra a isso tão facilmente me incomoda demais. Os últimos episódios, e esse em especial, foram basicamente Olivia se lamentando pra qualquer um, pelo jeito. Bem, acho que agora já podemos dizer que não são mais “coisas pessoais”, já que está afetando o destino do universo…

O que nos leva a: que merda de final, ein? Porque seja uma metáfora (não é tanto qual Olivia o Peter prefere, mas qual o mundo) ou seja literal (me enterrem), a maneira com que o seriado executou simplesmente deixou muito a desejar. Eu até acho que eles melhoraram muito com o jeito que tratam Peter e Olivia (já foi muito pior), embora fique meio impaciente nesses últimos tempos (todas as conversas parecem um pouco reprises. Nesse episódio, o café errado foi algo que já aconteceu várias vezes, sabe? E que mesmo depois de uma conversa querendo por panos quentes do epi passado, voltou). Continuando: por mais que tenham melhorado bastante, Peter e Olivia seguem não sendo um casal épico, são um casal ok, inclusive na minha opinião Peter até combina melhor com a Fauxlivia mesmo, que a ideia de que o destino não só de um, mas de dois mundos, depende disso me obnubla.

No que volto a crer que deve ser no sentido figurado. Porque, imagine, talvez Peter não se interessasse por nenhuma Olivia – tem que ser o modo com que ele reage aos mundos. Parece uma briga extremamente injusta – o fato é que estamos no “lado de cá” desde que a série começou e a tensão é um pouco esvaziada pelo fato de que, imagina-se, não vão explodir esse lado (talvez pudessem fazer isso, jogando os protagonistas pro outro?). Fora que do próprio lado de Peter, a priori, diríamos que ele prefere essa Olivia, esse Walter etc. A série tem se esforçado por mostrar que Peter está mudando um pouco – visitando um pouco o “lado negro”. E a nota do final do cara que “lê” mentes dá a ideia de que Peter ainda tem “sentimentos por ela” – ela sendo a Fauxlivia. Sentimentos é bem vago. Imagino que Peter deve estar apaixonado por um mix das duas, uma ideia do que era aquela época – “Eu achava que era por causa de mim”, ele diz para Olivia, quando ela confronta se ele não preferia a Fauxlivia, que sorria mais… Deve ter sido uma ótima época e com certeza Peter ainda tem sentimentos por ela, mixed feelings, suponho.

A série também precisa, urgentemente, se dedicar um pouco mais ao Sam. Acho que está na hora de sabermos mais sobre ele, sabermos porque ele está tão no centro de tudo. Provavelmente os roteiristas não estão cegos a isso, mas enquanto isso todos os caminhos levam a Sam, sabe-se lá porque… E, claro, será que o Walternate sabia o tempo todo que teria que botar a Fauxlivia para conquistar o Peter por motivos tão fortes? Como já disse, não posso crer que tudo dependa disso, mas que seja um fator… O que Nina vai fazer agora? Como usar essa informação em prol “do lado de cá?”.

No mais, o caso do episódio foi legal e mais uma cobaia de Walter foi introduzida (de maneira meio forçada mas, well) e também foi legal. A visão do mind reader de Fringe me parece mais “realista” (rs) e factível e de qualquer maneira, no fim das contas, a nota dele não é tão definitiva como quer crer Olivia, por certo. Vimos que a “leitura” de mentes é algo incerto e, no fim, ele mesmo é quem diz para Olivia que não deviamos saber o que o outro está pensando o tempo todo – e brindemos a isso!

 

Fringe
Fox

Terceira temporada, episódio doze
Escrito por Matt Pitts & Graham Roland
Dirigido por Dennis Smith

E semana que vem… O outro lado! Saudades.

Autor: carol

there ain't no catcher in the rye vamo se jogar!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s