indicados ao wga 2011

Vamos chegando ao final de 2010 e as inevitáveis listas de melhores do ano começam a pipocar enquanto escrevo isto aqui (talvez até dê uma comentada nelas mais tarde) e os prêmios que são entregues no início do ano ficam também mais perto. Ontem saiu a lista de indicados ao Writer’s Guild Award (WGA) e semana que vem é a vez dos indicados ao Globo de Ouro. Sim, estamos nessa época do ano de novo.

 

Vamos à lista dos indicados do WGA – que foi deveras estranha, se for considerar que os caras são uma guilda especializada em ROTEIROS. Como disse, acho ofensivo incluirem qualquer coisa de The Office em uma premiação em um ano tão forte para a comédia – nem aqui nem na China Michael Scott & cia. tiveram sequer um episódio tão bom quanto boa parte do ano de Community, só para citar um exemplo.

 

A WGA faz seu prêmio por ano, e não por temporada, e por isso vemos lado a lado episódios de diferentes seasons e tudo bem. Com três indicações cada, 30 Rock, Breaking Bad e Modern Family são os principais nomes da premiação este ano. Bom.

 

MELHORES DRAMAS

 

– Boardwalk Empire (HBO)

– Breaking Bad (AMC)

– Dexter (Showtime)
– Friday Night Lights (Directv/NBC)

– Mad Men (ABC)

 

Como sabemos, dramas é uma área em que a TV cabo tem seu domínio. Até Friday Night Lights, que é da NBC, só está no ar por conta de um acordo com a Directv e é, portanto, misto, no mínimo. Nenhuma grande surpresa entre os indicados (a presença de Dexter é discutível para mim, mas imagino que seja, pelo menos, referente à época do Trinity. Mas, como disse o Sepinwall, Dexter tem deixado bem claro que é uma grande série mais por conta das atuações do que do roteiro, que anda manquinho). Pelo amor a Breaking Bad, que aparece com dois roteiros indicados, é de se imaginar que a série terá sua chance aqui e agora, o que não seria de maneira nenhuma injusto: teve uma ótima terceira temporada, acho que até, realmente, superior à quarta de Mad Men e de FNL e, claro, de Boardwalk Empire. Vai que é sua, Walter!

 

MELHOR COMÉDIA

 

– 30 Rock (NBC)

– Glee (Fox)

– Modern Family (ABC)

– Nurse Jackie (Showtime)

– The Office (NBC)

 

Um pouco vergonhoso resumir o ano da comédia a isto aqui, né? Nurse Jackie não se enquadra  e nunca se enquadrou entre as melhores comédias, The Office já vem de dois anos ruins e Glee, bem, deixa para lá. Vergonhoso deixar de fora Community, Parks and Recreation, Louie e até Raising Hope de fora – já que era para incluir bobagens engraçadas, after all. Destas, minha preferida foi, sem dúvida, 30 Rock, que voltou a ser sensacional nesta temporada. Mas estou curiosa para ver como a atual temporada de Modern Family está descendo para os críticos – para mim, decaiu bastante.

 

SÉRIE NOVA

 

– Boardwalk Empire (HBO)

– Justified (FX)

– Men of a Certain Age (TNT)

– Treme (HBO)

– The Walking Dead (AMC)

 

Aí, sim, uma categoria que foi ao ponto. É bem isso aqui mesmo – quer dizer, faltou Terriers, mas dá até para perdoar, os caras foram bem spot-on pelo menos em uma categoria, para contar a história. Fora isso aqui, não teve muita coisa – como eles incluem o ano todo, e não só a temporada, da para colocar Justified/Men of Certain Age e tals (já estão voltando para a segunda temporada). E puderam ignorar a maioria das estreias desastrosas dessa fall season.

 

ROTEIRO DE DRAMA

 

– Boom, The Good Wife (CBS), escrito por Ted Humphrey

– The Chrysantemum and the Sword, Mad Men (AMC), escrito por Erin Levy

– The End, Lost (ABC), escrito por Damon Lindelof e Carlton Cuse

– Help me, House (Fox), escrito por Russell Friend, Garrett Lerner e Peter Blake

– I.F.T., Breaking Bad (AMC), escrito por George Mastras

– I See You, Breaking Bad (AMC), escrito por Gennifer Hutchison

 

Foram escolhas heterogêneas. Ou pelo menos inesperadas. Todo mundo esperava que “The Suitcase” fosse aparecer aqui. E em, BB, “Fly” ou “Half Measures”. O Sepinwall levantou bons pontos – talvez os dois primeiros sejam considerados mais uma tour de force por parte dos atores e não propriamente do roteiro, mas sei lá. The Good Wife teve o privilégio de aparecer aqui, com o bom roteiro de “Boom”, e Breaking Bad ter dois é um bom indicativo de que vão dar amor a esta terceira e maravilhosa temporada. Não vejo mais House, mas meio triste que tenham gostado o suficiente de “The End” para indicar – espero que não leve, entretanto, porque não tem nada para se segurar perto dos outros. Meu preferido aqui: “I.F.T.”.

 

ROTEIRO DE COMÉDIA

 

– Anna Howard Shaw Day, 30 Rock (NBC), escrito por Matt Hubbard

– Earthquake, Modern Family (ABC), escrito por Paul Corrigan e Brad Walsh

– Nightmayor, The Sarah Silverman Program (Comedy Central), escrito por Dan Sterling

– Starry Night, Modern Family (ABC), escrito por Danny Zuker

– When it Rains, it Pours, 30 Rock (NBC), escrito por Robert Carlock

– Wuphf.com, The Office (NBC), escrito por Aaron Shure

 

Também escolhas inesperadas. Novamente ter algo de The Office é ofensivo – e ainda este episódio horrível (achei que era ok, mas é horrível mesmo), dois de Modern Family que também não representam o melhor do programa e aí tem 30 Rock que também certamente teve coisas melhores que Anna Howard Shaw Day – embora goste do episódio. Fico, fácil fácil, com “When It Rains, It Pours”. Qualquer coisa dessa temporada de 30 Rock ganharia destes outros para mim – o que só ressalta como fazem falta Community, Parks and Recreation, Louie e até, já que pegamos todo o ano, Party Down, Better Off Ted, Archer. Meio triste vindo dos caras que são “especializados”.

 

Os vencedores do WGA 2011 serão conhecidos em 5 de fevereiro.

 

Autor: carol

there ain't no catcher in the rye vamo se jogar!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s