friday night lights – 05×01 – expectations

“Expectativa” é um título que funciona, obviamente, em dois níveis nessa premiere da quinta e última temporada de Friday Night Lights. Tem as expectativas dos personagens – Eric começando mais um ano com os Lions, Tami em seu novo emprego, Julie saindo de casa para a faculdade, dentre outros. E há uma imensa expectativa da audiência – que é pouca, mas apaixonada – para essa despedida de FNL. O que vai acontecer com os personagens, que novas tramas teremos nesse ano?

O episódio não chegou a ser de tirar o fôlego, mas foi muito bonito e teve momentos emocionantes, começando bem o que promete, sim, ser uma grande temporada. “Vou sentir falta disso”, diz Eric, em certo momento, pensando em uma vida familiar que nunca mais vai ser a mesma com a ida de Julie para a faculdade – mas é exatamente a mesma sensação que dá em nós, telespectadores, quando vemos os Taylor tomando café juntos pela última vez.

O momento é de despedidas para os personagens antigos. Tanto Julie quanto Landry, os únicos remanescentes, estão deixando Dillon para cursar uma faculdade. Julie parece estar levando tudo muito bem, tranquila, e tem seu momento de bonding com o pai – Eric, sempre maravilhoso. Landry também tem direito a uma bela cena de despedida, quando vai dar tchau à avó de Matt.

Outro personagem “antigo” que reencontramos nessa premiere é Tim, em uma única cena – mas das mais fortes. Vemos que ele está cumprindo sua pena na cadeia e deve sair em alguns meses, por bom comportamento. Billy, culpado, vai visitá-lo sempre, assim como Becky. Vezes demais, como insinua um apático Tim. Durante toda a visita, Tim parece estar vazio, o peso do que aconteceu em sua vida deixando-o daquele jeito. Ele não está arrasado, devastado, nada disso. Não é nem uma real tranquilidade o que vemos, e sim uma ausência de reação que deixa Billy todo preocupado.  E a culpa de Billy com tudo o que aconteceu acaba levando-o a se oferecer como auxiliar para Eric – e, pelo jeito, vai servir de alívio cômico na temporada.

Já entre os personagens introduzidos na última temporada, o bicho está pegando só para Becky. Vivendo com o inconstante pai enquanto a mãe está n’um cassino (?), ela acaba se encontrando em uma situação desconfortável quando a madrasta demonstra que não a quer por perto. Ela acaba recorrendo a Billy, por falta de opção e também porque Tim, afinal, prometeu cuidar dela, e mesmo com Mindy não parecendo lá muito feliz com isso ele a aceita (culpa falando, também, na certa).

Luke e Vince estão de boa, jogando, vivendo & deixando viver. Luke aparece muito pouco no episódio, Vince é mostrado feliz ao lado de Jesse e até ajudando-a a driblar uma situação com seus irmãos, um pouco rebeldes com a ausência do pai. Eles aparecem mais tentando convencer o novato Hastings Ruckle (RSRSRS pra esse nome), jogador de basquete, a entrar no time de futebol. Hastings vai meio a contragosto – como ele diz a Eric, considera o futebol um esporte violento e não gosta de jogar todo ‘aparamentado’. Mas logo no seu primeiro jogo já mostra visão e ajuda o time a ganhar, iniciando uma, esperamos, temporada vitoriosa para os Lions.

A história mais fraca foi a da Tami, primeiro porque ela está um pouco desatenta, ou melhor, insensível, às tensões do local. Tami geralmente é mais ligada na política das coisas e consegue se situar rápido. Segundo porque tem um tom de repeteco, embora seja uma situação bem mais radical do que a que ela passou no West Dillon.

Mas é meio que isso para toda essa temporada. Pode nos levar para rumos inesperados e eu sinceramente não sei que balas os roteiristas têm na agulha, mas a valsa da VITÓRIA dos Taylor é sempre esperada – já foi contada e nunca cansa, though.

Autor: carol

there ain't no catcher in the rye vamo se jogar!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s