palpites para o emmy: série de comédia

Não podemos dizer que não houve renovação nesta categoria, mas para um ano tão bom para a comédia ainda sinto que o Emmy ficou, sim, um pouco atrás do que está acontecendo de bom. Verdade: chutaram Entourage (grata), tiveram o bom senso de ignorar a temporada horripilante de Weeds, chamaram para festa Glee e Modern Family, mas e todas as outras comédias sensacionais que estrearam? Quem em sã consciência diria que The Office teve uma temporada melhor que Community?

Verdade, as boas comédias de que sinto falta lutaram com a audiência na temporada – tanto que Party Down e Better Off Ted não resistiram e acabaram sendo degoladas. Está claro que os votantes também não vêem estas séries, mas ainda assim indicaram a Amy Poehler por Parks e ignoraram a série – e todo seu maravilhoso elenco de apoio. Coisas incompreensíveis!


CURB YOUR ENTHUSIASM (HBO)

Certamente, das séries da lista a que estou mais desatualizada. Não posso dar nenhuma opinião sobre a atual temporada de Curb porque não estou acompanhando, mas pelo que vejo/leio está sendo considerada muito boa pela crítica. Apesar disso, parece difícil que a série de Larry Davis saia do Emmy com este prêmio – só n’uma vibe azarão mas, enfim, para isso que estão aí as séries de qualidade, certo? Para surpreender levando o prêmio.

GLEE (FOX)

Não quero transformar isso aqui em um parágrafo de “por que não gosto de Glee”, mas a verdade, nua & crua, é que não gosto mesmo. Não consegui passar da metade da temporada, mesmo com toda boa vontade e até expectativa com que encarei a série (vejam minha review, já algo decepcionada, do piloto), e acho desapontador que o hype absurdo que tomou conta de Glee vá ofuscar séries que considero melhor. Mas, sendo justa, não é o hype per si: as pessoas gostam de Glee, todo mundo, e por isso mesmo a série é a clara favorita para levar o prêmio de melhor comédia. Fez a festa no Globo de Ouro e o número de indicações por aqui mostra que deve se sair muito bem no Emmy também. N’um ano tão bom para comédia, em um hipotético CAROL’S AWARDS Glee nem seria indicado. Mas, bem, isto é mesmo assunto para um outro post (voltarei a ele, prometo) e o fato é que, goste eu ou não, Glee provavelmente vai levar essa estatueta para casa.


MODERN FAMILY (ABC)

“Modern Family” foi uma das melhores estreias da temporada. A série traz de volta alguma atenção para as comédias da ABC, a primeira de sucesso da emissora em muito tempo, e agradeu ao público e aos críticos. Não é uma série impecável – vez por outro os momentos sappy erram na mão – mas está perto de ser. É tocante, divertida, leve, bem atuada. Sim, não foi por acaso que praticamente todos os atores da série conseguiram uma indicação – eles são bons. Da lista de indicados pelo Emmy, MF é a minha preferida, de fato – ao menos nesta temporada – e por acaso calha de ser a única que tem uma chance de bater “Glee”, vindo colada atrás da série da Fox como favorita. Não acho que vá conseguir, mas os amigos me permitam torcer, que é só o que me resta.


NURSE JACKIE (SHOWTIME)

Uneven. Estas comédias que são algo dramáticas sofrem em uma situação muito delicada. Claro que “Nurse Jackie” não teria muita chance na disputada categoria de drama – sua meia hora depõe contra nuances. A temporada (aqui a primeira) teve seus acertos, mas a série ainda não encontrou um peso correto, um equilíbrio entre o drama e a comédia. E, ainda, há uma sensação de repetição, algo cíclico, mais do que deveria, em NJ. Digo isso comparando a segunda com a primeira temporada. A série se dispõe a lidar com coisas bem pesadas – como o TOC da filha de Jackie e, claro, o vício em medicamentos – e ainda assim não consigo deixar de achar algo estranho encontrar a série nesta categoria. “Weeds” fazia mais sentido – graças a Deus ficou de fora, que temporada ruim! Fora que é impressionante indicarem Edie Falco como atriz de comédia (vibe: pedigree) e deixarem de fora a Merritt Weaver, a verdadeira responsável pela lufada de GRAÇA do programa.


THE OFFICE (NBC)

A NBC tem um dos melhores blocos de comédia da TV, como sempre, mas dessa vez por séries diferentes. O “sangue novo” ficou de fora, o Emmy preferiu continuar com as séries antigas do canal – e as duas saídas de momentos irregulares. The Office teve uma temporada preguiçosa e condescendente, com raríssimas exceções (Niagara, Mafia). Sinceramente, essa foi de longe a pior temporada de Michael, Dwight & Co. e acho QUASE UMA AFRONTA estar aqui entre as 5 melhores. Pelo menos não leva.

30 ROCK (NBC)

Outra série vinda de uma temporada bem mais ou menos. Como já mencionei no post sobre todos os indicados, eu apostava que este seria o ano de 30 Rock perder e fiquei até surpresa com o tanto de indicação que a série recebeu – mas ainda acho que não leva este prêmio principal (como o Emmy gosta mutcho, vou tacar um CORRE POR FORA). Acompanhando a temporada ficou claro o desencanto de alguns críticos e fãs com os rumos – e até pessoas que nunca gostaram muito se sentiram mais à vontade para falar isso – e comparando com as indicações do ano passado, ainda que se mantenha bem presente, 30 Rock perdeu espaço. Eu, particularmente, ainda sou fã do programa e acho que cada minuto de acerto da série vale por um temporada inteira de outras séries, mas é bem óbvio que esta quarta temporada simplesmente não conseguiu ser muito engraçada. Salvo a cara da Tina Fey porque mesmo quando não rimos, ainda resta algo de sagaz a ser apreciado na série.

Resumão:
Favoritos: Glee, Modern Family
Corre por fora: Curb Your Enthusiasm, 30 Rock
Ausências sentidas: Community, Parks and Recreation, Party Down

Indicados em 2009 (vencedor em negrito)

“Entourage”
“Family guy”
“Flight of the Conchords”
“How I met your mother”
“The office”
“30 rock”
“Weeds”

Autor: carol

there ain't no catcher in the rye vamo se jogar!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s