grey’s anatomy – 06x23x24 – sanctuary/death and all of his friends (season finale)

Grey’s Anatomy tem um histórico muito respeitável em finales. Recentemente a Shonda Rhimes revelou que ela já tem o final em mente quando começa a temporada e mesmo que eu não acredite 100% – o final da temporada passada teve muito de oportunismo e pegou carona nos boatos, apesar de ser sensacional e funcionar bem – é perceptível que os roteiristas de Grey’s se esforçam para entregar à audiência um episódio apoteótico. Pode parecer bobagem, porque teoricamente toda finale traria essa coisa de ápice, mas depois de ver um monte de finais meia boca de várias séries fica claro que Grey’s realmente está um passo adiante nisso. Todo mundo espera de uma finale que nos deixe excitados, animados, emocionados e roendo as unhas para a próxima temporada. Mas com Grey’s a expectativa é maior ainda – a série, antes desta SF, tinha três finales embasbacantes contra duas assim assim. Agora o placar é de quatro abissais.

Pequeno parênteses: para mim são sensacionais 1) A primeira season finale. Difícil dormir noite após noite depois da Addison aparecer apocalipticamente e dizer para Meredith que ela devia ser a vadia que estava dormindo com o marido dela!; 2) a segunda season finale, até hoje provavelmente a melhor. Corações de pedra perderam a linha com a morte de Denny. Divisor de águas; 3) e a da quinta, a porra de SF que deixou dois protagonistas pendurados entre a vida e a morte por meses – spoilers à parte.

Toda essa introdução para dizer que mesmo depois de uma temporada irregular a audiência chega a uma season finale de Grey’s sempre esperando um episódio inesquecível. E FOI uma temporada irregular, mas também foi um episódio inesquecível, sem dúvidas, trazendo para a mesa situações extremas e profundamente emotivas, como é característico de Grey’s. Como disse o Sepinwall, como a Shonda nunca pensou nisso? Um atirador no hospital! Prato cheio para situações no limite que a série tanto gosta. E desde já digo que para mim a suspensão da realidade serviu para não estar aqui me perguntando nossa-que-swat-lenta ou porque-não-mataram-depois-de-balearem-da-primeira-vez etc. Vi algumas pessoas dizendo que foi muito forçado até para Grey’s Anatomy, mas não achei. E garante a Shonda que pesquisou com a swat e eles agiriam daquela maneira.

Forçado verdadeiramente é tudo o mais, mas é o que faz de Grey’s ser Grey’s. Colocar Arizona e Callie isoladas na seção pediátrica. Botar Lexie e Sloan para cuidar de um baleado Alex. Colocar Owen e Teddy para ter DR no meio de uma operação-em-meio-ao-tiroteio. Etc. A Shonda é tão sem limites que ela botou a Meredith para abortar enquanto operava o Owen! Não me surpreendeu muito porque tive plena convicção de que Meredith perderia o bebê assim que o episódio começou. A Shonda já tinha dito enfaticamente que a hora não era agora.

Foi uma hora e meia tensa e angustiante em frente à TV. Gostei muito de todas as cenas entre Callie e Arizona, e apesar de preferir que Lexie fique com o Mark gostei das cenas envolvendo os dois mais o Alex (meu coração de shipper dele com a Izzie ainda tá vivão e morri um pouco com ele confundindo a Lexie com a Iz). Está na cara que o Alex ainda não superou seu final conturbado de casamento e talvez a Lexie tenha dito aquele ‘eu te amo’ no calor do momento, é o que me resta esperar. As cenas de Miranda foram muito boas, embora eu até entenda as pessoas que pararam na incredulidade por ver a Bailey sem fazer nada, de mãos atadas. Ver o ex-Chefe se comportando como Chefe e preocupado com sua gente, seu hospital, também foi sensacional. Até o chatíssimo triângulo amoroso Yang-Hunt-Teddy PELO MENOS parece que chegou ao fim (e fica a questão do que porra farão com a Teddy agora…).

Depois do “Shinny Happy People” eu escrevi que não é tão difícil Grey’s agradar. Não peço sutileza, profundidade, nada disso. Pelo menos é esperançoso que depois de uma temporada tão mais ou menos (altos e baixos demais, uma nota fria no todo) consiga terminar com três episódios tão bons – o SHP e estes dois. Dá uma renovada para o ânimo para a sétima temporada e faz crer que, quando querem, Shonda e companhia conseguem emocionar, sim.

Só foi meio cara de pau da Shonda dizer que foi um “game changer”. Claro que ela sempre vai poder dizer que mudou profundamente os personagens e tal, mas game changer não é isso. Ninguém tá se remoendo de curiosidade esperando para ver o que vai acontecer na temporada e, mais, a dinâmica da série não vai apresentar nenhuma mudanga significativa. Pelo contrário: a finale tratou de voltar com a maioria dos casais separados e o status quo está mais presente do que nunca. Imagino que a sequência acachapante que vimos nesse dois episódios vá reverberar de muitas maneiras e ser lembrada pelos personagens, mas, bem, game changer não é!

Ela sequer teve coragem de matar um personagem relevante (até os mercy westers que ela escolheu eram os mais chatinhos, tipo April é chata, mas tá com uma relevância aí…), o que justificou dizendo que a audiência já tinha sofrido demais com a perda de George, a saída de Izzie. Verdade, mas é um pouco covarde fazer um tipo de episódio desses e matar dois “camisas vermelhas”. Mas tudo bem! Também seria muito BN se matassem um personagem principal, embora tenha acalentado o sonho de darem um way out para o Owen… Fico me perguntando se teriam matado a Izzie, caso a Heigl tivesse concordado em encerrar a temporada? Pelo menos seria algo memorável, não um passa-fora e depois tchau…

Grey’s Anatomy
ABC
Sexta temporada
Episódios 23 e 24
Escritos por Shonda Rhimes
Dirigidos por Stephen Cragg e Rob Corn

Autor: carol

there ain't no catcher in the rye vamo se jogar!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s