mercy – 01×16 – i’m fine

Episódio irregular. Enquanto tivemos uma história muito forte e que conseguiu superar os momentos de pieguice com a eutanásia da Kelly Bishop e até um bom pareamento, uma dupla que vai começando a parecer mais orgânica como dr. Briggs e Chloe, também tivemos a péssima história central com Verônica escondendo sua crise (como sempre) e tendo um relacionamento baseado em mentiras com Chris (e enquanto isso Mike é o cara que a conhece VERDADEIRAMENTE). OK, WE GET IT!

Daí que então Verônica está, claro e como sempre, escondendo seus sentimentos e blablabla, e tendo pesadelos e sofrendo sozinha e tudo mais e coisa e tal. Daí ela volta para trabalhar antes da hora e claro que dá merda, quando acaba descobrindo que uma criança era abusada pelos homens que a mãe levava para casa – e ela parte para cima dessa mãe descontrolada. É óbvio e cristalino que não importa o que ela diga para sua família, para a enfermeira chefe ou o quanto brinque de casinha com Chris ela está sofrendo e não está nada bem. Que Chris ouça isso de Mike e só faça o ofendido e saia e daí capriche no jantar e encha a cara com Verônica só faz dele um idiota. O que, por sinal, sempre achei.

Mas eis meu ponto: Verônica estava com Mike e parecia voltar para ele só por inércia, afeto residual e tudo mais. É claro que sempre ia haver algo entre eles, tipo foi tudo muito forte, foi tudo primeiro e foi tudo por tempo demais com os dois. Agora o Chris entrou em cena e ele representava uma possibilidade real para Verônica e ainda que ela tenha negado isso a princípio ela se sentia inevitavelmente atraída para ele também. É claro que, como ela até colocou um ou dois episódios antes disso, talvez os dois fossem só algo da pressão+pele, porque nunca ensaiaram explicar mais a atração dos dois. E agora com tudo se comportando tão desastrosamente está mais que claro que o casal não tem futuro real – ao menos se continuar como está. Acho chata, previsível e boba essa história.

Enquanto isso, eles pegam o dr. Briggs escolhendo Chloe para ser sua “aliada” em uma visita médica pouco ortodoxa e os dois funcionam legal – consigo vê-los como um casal, por exemplo -, e melhor ainda que façam a coisa com um pouco mais de cuidado e lentidão. Não apressaram nada, só mostraram os dois em boa sintonia, em uma história divertida e foi bacana. Gostei.

Mas a história mais forte do episódio foi da eutanásia da Kelly Bishop, que para mim era claro COMO A LUZ DO SOL que chegaria em algum momento – só não sabia se a série ia realmente encarar a questão de frente como o fez. É claro que é um pouco piegas, mas tem muito de verdade nua & crua quando ela diz que se fosse um cachorro já teria sido sacrificada com piedade há tempos. “Por que tenho que ser punida?”. Claro que é uma comparação exagerada, mas a personagem reitera que está sã e tem direito à escolha, tem direito a dizer se quer ou não viver.

É claro que para Sonia é mais complicado – e até ilegal – ser cúmplice disso, mesmo que ela concorde e tudo, o que por sinal demora, porque é um pedido pesado, é muito a se pedir, é doloroso. Quando a Kelly Bishop resolve tentar se matar por si mesma e toma uma decisão tola e dolorosa, Sonia acaba se sentindo compelida a diminuir seu sofrimento. Claro, ela poderia ter levado a mulher para ter uma lavagem estomacal e tudo, mas naquela hora, depois de já terem brigado e dito coisas feias uma para outra, ela percebeu onde a outra estava e concordou em facilitar.

Para mim, foi uma cena muito bonita. Sonia estava claramente tocada (“Não quero sair de perto de você”) e o fato de ser a Kelly Bishop significa algo a mais para mim do que se fosse qualquer outra atriz. E ainda estava tocando River, da Joni Mitchell. Quer dizer.

Mercy
NBC
Primeira temporada
Episódio dezesseis
Escrito por Gretchen J. Be
rg e Aaron Haberts
Dirigido por David Straiton

Autor: carol

there ain't no catcher in the rye vamo se jogar!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s