damages – 03×05 – it’s not my birthday

Até que demorou para a Danielle rodar, não é mesmo? Porque se tinha uma coisa clara nessa história é que ela sabia demais e estava a um passo de virar um caso de queima de arquivo. Com a morte de Louis, que certamente era uma espécie de protetor para ela, foi preciso só uma piscada de olho para que alguém a eliminasse. A grande surpresa é que não foi Joe, que apesar de sempre ter parecido um homem fraco e sem pulso e que tendia à ética por uma inércia agora tem mostrado as garrinhas, e sim sua irmã – pelo visto a família é toda 171.

Que episódio mais críptico! Patty tendo sonhos envolvendo seu cavalo em casa, seus pés ensanguentados, Ellen perguntando se ela está pronta, pois é “uma grande responsabilidade”… Bem, quando Patty estava prestes a conseguir algo de Danielle, depois de convencê-la a não falar nada para o promotor (que achou por um momento que ia conseguir passar a perna em Patty ahahah) acaba que a filha-Tobin vai lá e envenena a mulher. Poeticamente com a mesma mistura indolor que seu pai tomou para terminar com sua vida – e continuo me perguntando se aquele velho achava que a galera ia entregar sua cartinha para Patty.

De qualquer sorte, os Tobin estão meio a perigo nesse episódio. O investidor que tem a grana não se sente seguro para fazer nenhuma transação porque há perigo – estranho que esse perigo esteja ligado a Danielle, até hoje não sabemos realmente o que ela sabia e pelo jeito vai demorar mais… O que descobrimos nesse episódio é que ela e Tobin tiveram uma filha… E essa garota, que peça será no jogo? Ao final do episódio Marilyn vai abordá-la. Ainda não entendi direito que parte separa o que é pessoal (aka essa garota é uma filha bastarda, me perdoem tão feia palavra, mas e daí? O que isso realmente significa no grande quadro das coisas?).

Outra novidade bacana do episódio: aparentemente Patty vai contratar uma nova associada, Alex. Gostei dela – inventando uma história para parecer mais hardcore, o ponto aqui sendo: ela sabe o que Patty quer ouvir. O encontro entre ela e Ellen foi engraçado – Ellen dizendo que largou o emprego porque queria “uma vida”. “Como isso está indo?”. Bem ruim, obrigado. A vida de Ellen continua sendo uma família falida e cheia de problemas e poucos momentos verdadeiros de ternura (nem mesmo um nessa temporada) e em breve um caso com um homem casado. Mas aqui ela reencontra aquele jornalista que havia sumido do caso da água envenenada temporada passada e agora ressurge como um casinho – e como alguém interessado em obter informações também, claro.

Louis Tobin, quando se matou, estava em certo sentido abandonado pela família. Ele deixou a carta para Patty, e segundo Joe além de dizer onde o dinheiro estava dizia que o fazia para livrar o filho “de seu legado” – e eu tenho certeza que ele imaginava seu filho envergonhado dele e querendo uma nova chance de recomeçar e não querendo mais ser atacado na rua, pressionado pela esposa etc. Mas agora toda a família Tobin já sujou as mãos. Joe, sempre ambíguo, não precisou de muito esforço para cair para o lado errado da coisa: como disse no início desse texto, ele me parecia seguir pelo caminho ético mais por inércia e preguiça do que por outro motivo qualquer.

Um bom episódio, embora continue achando os flash forwards eternamente redundantes – ok, vimos que o cara da luva que já tá na cola de todos, comparsa de Zedeck, vai estar diretamente envolvido na morte de Tom. Fim.

Damages
FX
Terceira temporada
Episódio cinco
Escrito por Adam Stein
Dirigido por Daniel Zelman

Anúncios

Autor: carol

there ain't no catcher in the rye vamo se jogar!

Um pensamento em “damages – 03×05 – it’s not my birthday”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s