skins – 04×03 – cook

Cook é um personagem interessante. É claro que essa coisa de bad boy babaca que na verdade é só alguém perdido e com daddy issues não é nem remotamente inédito e aqui eles não trazem nada muito diferente do clichê para a mesa: Cook tem um irmãozinho, com quem é mais protetor e cuidadoso, mostrando um “outro lado”.

Mas é com esse irmãozinho também que vemos que Cook, mais do que ter uma pose que serve de defesa e maneira de ir empurrando seu caminho em meio aos outros, realmente acredita que precisa fazer certas coisas para não ser “um maricas”. Ele gosta de viver flertando com o perigo e não sente que tem que se justificar a ninguém por isso – muito menos pedir desculpa.

O sistema é bruto lá na Inglaterra, e depois de bater em um cara aleatório (e de carona no JJ também), Cook é preso, vai ser julgado e pode ir para um reformatório. Enquanto aguarda a hora de ir para frente do juiz, ele fica sob monitoramente eletrônica na casa da mãe. Conhecemos a mãe de Cook, uma artista moderna e liberal que certa vez o colocou para fora de casa “porque você queria que eu fizesse isso”. A mãe e o irmão caçula vivem sós, mas a julgar pela presença de um jornalista que está por ali para fazer uma matéria e também pegando Ruth, o entra-e-sai deve ser grande.

A disposição da mãe para perdoar e receber novamente Cook em casa vai embora rapidamente. Primeiro é o irmão mais novo que se envolve em confusão para não “ser maricas”, presumivelmente por influência de Cook. Depois, Cook destroi uma instalação da mãe – meio sem querer, atordoado por descobrir que a mãe havia transado com Freddie. Ele está mais do que nunca alienado dos amigos. Chega com sua postura auto-confiante de araque na escola, onde todos estão naturalmente assustados, e então é expulso de lá, por estar sendo julgado. JJ está magoado com ele, ele não consegue lidar com o fato de que Effy e Fred estão juntos… Quando o Fred o procura, ele o confronta sobre a mãe e está louco com tudo. “Tem alguma mulher que signifique algo para mim em quem você queira dar uma metida?”. Fred não tem muito o que falar – aquele “I’ll make up for you” é demais. Ia fazer um boquete nele? Ou deixar a mãe fazer? Hahaha.

Ainda assim, é em um laço estranho de amizade com Naomi que Cook parece reencontrar seu eixo e dá uma guinada nas suas ações – guinada que o leva para o reformatório, mas o deixa com apoio do irmão e dos amigos, que aparecem para ver seu julgamento. Naomi, que sempre foi uma personagem que se sente incomodada com o conformismo, com o estar parada em um lugar confortável, sente uma inevitável atração por Cook (que já foi abordada antes). Aqui ela fala de como admira a coragem dele, o fato dele mergulhar nas coisas sem pensar duas vezes. “É, mas às vezes outras pessoas acabam se molhando”, diz Cook – como Emily se molhou enquanto Naomi “se encontrava”, por exemplo.

Cook dá uma de heroi. O episódio inteiro Sophia está presente – sua foto na parede, um memorial para ela. Até textualmente Cook fala para si mesmo, como que querendo se convencer: “Eu não tenho culpa”. Ao final do episódio, ele para de lutar contra esse sentimento de culpa, vai até a polícia e se entrega, dizendo ter vendido a droga para a garota – e excluindo Naomi da equação. É uma maneira de rendenção simples, barata e óbvia, mas é menos irritante do que Cook ficar bancando uma versão anabolizada do Holden Caufield porque sua mãe isso, seu pai aquilo (até porque 90% dos personagens de Skins têm algum tipo de problema com os pais, embora eu reconheça que os dele são um pouco piores porque envolveram abandono real e físico). Espero que enquanto fica detido o Cook, sei lá, experimente um crescimento e esqueça a Effy. Esse triângulo (quadrado, considerando o JJ) é plain boring.

Promo do próximo, Katie:

Skins
E4
Quarta temporada
Episódio três
Escrito por Ben Schiffer
Dirigido por Philippa Langdale

Anúncios

Autor: carol

there ain't no catcher in the rye vamo se jogar!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s