community – 01×13 – investigative journalism

Estava com tanta preguiça de voltar a ver “Community” que só assisti esse episódio de volta do hiatus esta noite, aguardando o episódio de “Grey’s Anatomy” baixar. Por mais que eu reconheça as qualidades do programa e me divirta vez ou outra assistindo, é uma série que simplesmente não me envolve, não me seduz e que parece eterna – acho inacreditável que tenha só treze episódios, quando tenho a sensação de que vi uns 20. Talvez eu devesse reconhecer que “Community” não é bem para mim, embora eu não saiba exatamente porque…

Esse episódio não faz muito para mudar isso. É auto-referente, ainda que de um jeito simpático, tem o Senor Chang no seu pior e ainda traz o Jack Black, que me irrita só de aparecer na tela. Quando Buddy (interpretado pelo Black) de repente gruda na turma e quer “entrar” na panelinha eles discutem a si mesmos, “formulários de entrada”, os papeis que exercem na galere – especialmente Jeff, que passou por uma mudança nas férias e decidiu curtir mais, “fazer o melhor da situação”, ser menos cínico… Por isso mesmo, Jeff é o único que não se opõe a que Buddy “fique com eles”, inicialmente – mas o grupo continua exigindo que ele os guie, que ele fale por eles e tudo o mais e cabe a Jeff dizer a Buddy que ele “está fora”.

Jeff também aceita um convite do reitor para editar o jornal – e aproveita para ter todas as vantagens que pode. Ele manda Annie ir atrás de uma história e ela leva a sério, descobrindo que o reitor avisou de um atraso n’um show de Toni Braxton só a alunos negros, o que seria traçar um perfil racial simplório, o que facilmente leva a racismo.

Buddy é meio desequilibrado e claro que não leva a ideia de se afastar deles muito bem – e até é um bom momento no início quando vemos que ele meio que estava lá secundário durante alguns fatos relevantes do grupo. Arrastar o cara para fora e censura a história de Annie fazem Jeff perceber que ainda “é o mesmo”. “Você é o líder, Jeff. É seu trabalho”, diz Abed – e depois Annie também puxa o saco dele e tudo. Daí, o episódio dá uma reviravolta para o quase-piegas, com Jeff dizendo que não pode excluir Buddy, que quer tanto uma coisa que ele é “tão sortudo de ter”. Ohhhh.

(E eles levam um glorioso bolo quando Buddy diz que eles eram o “grupo reserva” e sai com uma galera liderada pelo Owen Wilson…)

Community
NBC
Primeira temporada
Episódio treze
Escrito por Jon Pollack e Tom Hobert
Dirigido por Joe Russo

Autor: carol

there ain't no catcher in the rye vamo se jogar!

Deixe uma Resposta

