skins – 04×02 – emily

Skins é uma série muito premeditada, o que não é algo ruim – e certamente espero que todas as séries sejam premeditadas! A grande coisa é que dá meio que para perceber todo o mecanismo por trás, porque eles estão fazendo aquilo, porque tocam as músicas legais, quando percebem que estão caindo pro lado X e dão cinco minutos de relógio pro lado Y… Enfim, não estou conseguindo fazer meu ponto muito claro aqui e vou abandonar por agora, mas é só para dizer que estou com um pouco de medo de que a série acabe ficando didática demais, com tanta premeditação.

Tendo dito isso, “Emily” é daqueles episódios de Skins cheio de cenas bonitas, soberbamente dirigido e fotografado, com a cota de músicas boas tocando, mas me encontro irreparavelmente decepcionada com os rumos da história – e o que aponta esta temporada. Usar a morte da Sophia, que parecia só algo alegórico de primeira, para usar de maneira a expôr problemas dos personagens é um recurso narrativo interessante – mas usar a morte de uma garota em situação tão dramática (volto já) para desmascarar uma traição e um medo de relacionamento que já foi tão exaustivamente batido na segunda temporada me parece pequeno e mesquinho.

A atração de Emily pela garota morta é totalmente compreensível – o mórbido é quase irresistível. Ela acaba penetrando mais na história de Sophia do que deveria, ainda mais interessada ao começar a perceber que Naomi está mais envolvida em tudo do que admite. Primeiro, ela admite que deu a droga, o que já deixa Emily com a cabeça balançada – seus novos óculos protetores custaram, indiretamente, a morte de uma garota. Depois ela vê uma foto das duas juntas, descobre que se conheciam, descobre que a menina stalkeava Naomi e vai descobrindo mais e mais, até o inevitável momento em que se depara com a traição em desenhos deixados por Sophia (numa cena muito bonita, apesar de toda forçação que era aquele irmão de Sophia).

Sinceramente, não sei o que a série ganha mastigando mais essa coisa da Naomi “viver com medo”, não ser alguém aberta a relacionamentos e tudo mais. Já estivemos lá. Entendo que possa ser considerado ENTEDIANTE narrativamente ficar apenas com um casal feliz e em paz, mas a nova história parece apenas redundante -pelo menos já resolveram nesse episódio, aparentemente. É legal que podemos ver mais da família das gêmeas, a mãe dominadora, o pai meio perdido (ainda que os momentos de humor da série continuem deslocados e VA, aqui com o irmão caçula sem noção), e até uma Kate mais acomodada e namorando alguém menos glamouroso. Gostei particularmente de ver o laço entre as irmãs lembrado, ainda que rapidamente, com Kate pedindo qeu Emily não fosse embora e as duas se comunicando em outra lingua.

Ainda tem a volta de Effy – que como eles não podiam explodir nem sumir com, nem fazer dar uma reviravolta bombástica para fora da trama apenas foi reabilitada no modo default, ficando com Fred e pertubando Cook no meio do caminho. Interesse por esse triângulo? Pretty much zero.

#Sobre a morte de Sophia: é obviamente muito dramática, paradigmática e resume em si várias ideias sobre a juventude atual, perdida, ocasionalmente drogada, vagamente artística, em uma vida totalmente à parte da dos pais. Mas, como falei na minha review da premiere, temo que tudo isso tenha tintas moralistas, lá no fundo, mas estou disposta a ver onde isso vai nos levar. Continuo achando que por pior que seja o tratamento de algumas coisas, e por mais que a premeditação costume me incomodar, Skins nunca vai poder ser realmente ruim simplesmente por ir onde ninguém mais vai, atualmente – sempre vai ter alguma coisa a se tirar disso.

Skins
E4
Quarta temporada
Segundo episódio
Escrito por Ed Hime
Dirigido por Philippa Langdale

Promo do episódio 3, “Cook”

Anúncios

Autor: carol

there ain't no catcher in the rye vamo se jogar!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s