survivors – 02×03 – episode 3

Grande episódio. Temos de volta as tentativas de armengue de formar algo que se assemelhe com um governo, que tenha qualquer verniz de legalidade e ajude a humanidade a se reunir e torno de um objetivo comum. Também vemos mais um pouco como a situação do mundo pós-vírus abriu várias portas para aventureiros, empresários e exploradores em geral – que não perdem a chance de criar um comércio à parte e de escravizar os que estão por si só.

O episódio gira basicamente em torno do julgamento de Tom. Samantha recebe uma informação de onde o pessoal está e manda Dexter & Co. atrás dele. “Podíamos pendur´-alo aqui. Mas não, ela quer um julgamento”, diz Dexter. Essa frase explica tudo que acontece ao longo desses 50 minutos. Obviamente Samantha já condenou Tom há tempos, e aqui realmente vemos ela trabalhando por fora para garantir sua “vitória”, mas o artifício é importante para ela – e faz sentido.

Não é de todo incompreensível o desejo de Samantha. Ela quer criar um mínimo de legalidade, algo que se assemelhe ao estado – e, como Tom pontua sarcasticamente, “não há poder sem puniçao”. Então, sim, ela realmente quer condenar Tom, mas quer fazer isso em frente à comunidade, em um suposto julgamento, para que passe uma mensagem, uma garantia de que quem fizer coisas erradas será punido e também uma espécie de ameaça.

Toda a permanência de Samantha na série foi marcado pro esse desejo, mas nunca dava para saber até que ponto era vontade de fazer algo certo e pela coletividade e até que ponto realmente é apenas a sede pelo poder com o qual ela se acostumou. Os métodos dela sempre foram questionáveis, o que motivou Abby a se afastar, mas aqui ela dá ainda mais um passo nesse sentido: maquia tudo, planta votos no júri, usa Tom para eliminar Dexter – só para prendé-lo novamente e jogá-lo na maior cilada…

A precariedade do júri é óbvia e ter que sujeitar àquilo é meio que doloroso – mas como Abby salienta para Tom, não há outra opção. Durante a defesa que Abby realiza, ela chega a apontar que aquele júri é uma fraude, sem direito de decidir nada, que usa uma autoridade que ninguém lhe deu. Discutir se Tom é ou não culpado sequer deveria ser uma agenda. Para surpresa de todos, um voto de uma das duas pessoas aleatórias coloca a possibilidade de Tom ser liberado novamente como uma realidade, mas justamente Greg o julga culpado.

É verdade que Samantha fez lobby com Greg, mas está claro que os argumentos dela encontraram eco em tudo que ele já tinha pensado e até dito. Desde a finale da primeira temporada Greg está insatisfeito com suas descobertas sobre Tom – e, ainda mais, com o modo com que ele se porta. Nessa temporada, ele já exigiu que Tom fosse expulso. É óbvio que Greg votou com coração, com sua verdadeira opinião de que Tom matou desnecessariamente sim, que Tom é realmente alguém perigoso e nocivo para a vida coletiva. E eu sei que nos fóruns todos amam o Tom e amam essa coisa “sobreviver acima de tudo”, mas Greg não estava errado – Tom tem crueldade dentro de si, sim, e tem dificuldades em controlá-la vez por outra, embora também faça coisas boas pelos outros.

Pressionado por Anya posteriormente, ele assume que acha que o cara é culpado e acusa-a de gostar de “hanging com o assassino”. Ele também diz que Abby está muito preocupada em não culpar ninguém. Posteriormente, Abby acaba assumindo isso e diz que estava inocentando Tom porque queria que ele fosse bom “pelos seus padrões”. Abby aceita que ele seja culpado – o aceita mesmo assim. Essa coisa de “ele é um de nós” tem um cheiro corporativista, mas, né, naquela altura do campeonato perder alguém do círculo de convivência é realmente penoso.

Tom acaba sendo condenado – a despeito de Dexter votar não-culpado só para aproveitar o momento e tentar crescer para cima de Samantha. Ela abandona qualquer esperança de parecer legalista (quase, ainda diz que anula o júri porque Dexter assumiu que achava Tom um assassino e votou não-culpado) e o manda ser preso. Os amigos planejam tudo para liberá-lo, mas as voltas que a vida dá… Se dizendo humilhada por Dexter, Samantha diz a Tom que vai soltá-lo para que ele fuja e mate o capanga no caminho. Já disse com essa história termina: Tom realmente mata Dexter (“Isso não tem nada a ver com Samantha. Isso é entre você e eu”, ele diz quando Dexter fala que a ministra esta colocando-os para se destruir enquanto continua no comando), mas Samantha o recaptura, adicionando esse crime à sua ficha, e ainda prende Greg, que aparece na hora para tentar levar Tom…

Os dois são enviados para um local sinistro que havíamos visto antes – quando o bonachão motorista do caminhão “que tem tudo” entrega um garoto assustado lá. Enquanto o caminhão movimenta os recursos, Samantha se associa com ele e acaba conhecendo o cara que fornece o diesel, um proto-empresário que tem minas de carvão movidas por trabalho escravo. E é para lá que Greg e Tom são mandados e pelo jeito vão comer o pão que o diabo amassou. “O passado é o futuro”, diz o cara diante da indignação de Greg. Essa foi a maneira que alguns encontraram de fazer as coisas voltarem a caminhar e também de terem suas vantagens em meio a todo o caos que reina.

Enquanto tudo isso acontece, Sarah e Al ficam para trás cuidando de Naj – embora depois ele ajude na tentativa de recuperar Tom. O que muitos previam acontece: os dois se envolvem. Não dá para saber até que ponto existe sentimento e até que ponto é apenas a conjuntura, aquela vida ali, mas isso importa? Se os dois estiverem dispostos está claro que podem forjar algo – e o temperamento deles é compatível. É claro que é uma aproximação extremamente conveniente, mas gostei. Só sinto ainda que a Sarah tem um pouco de despeito com relação a tudo que aconteceu com Tom/Anya e ainda está amarga com a história – e ela pede para Al manter tudo em segredo…

Ansiosa pelo próximo!

Survivors
BBC
Segunda temporada
Episódio três
Escrito por Simon Tyrrell
Dirigido por David Evans

Anúncios

Autor: carol

there ain't no catcher in the rye vamo se jogar!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s