gossip girl – 03×02 – the freshmen

thefreshmen

a terceira temporada de gossip girl começou meio hesitante, com aquele episódio de “volta das férias”, mas aqui começa a mostrar os rumos que tomará nessa temporada. the freshmen, segundo episódio, mostra os personagens enfrentando a faculdade – ou, no caso de serena, enfrentando a decisão de que talvez ir para a faculdade agora não seja exatamente o que ela precise.

como já havíamos visto no final da segunda temporada, vanessa, dan, blair e georgina se encontram na nyu – sendo que essa última surpreende a todos com sua presença na faculdade, roomate de blair como arquitetou na finale… blair está disposta a fazer da faculdade seu domínio, como era o constance, e para isso decide ficar no dormitório, mesmo contrariando o conselho de chuck. claro que ela usa dorota para remodelar totalmente seu quarto e para fazer kits com os quais tenta pescar garotas para seu “exército”.  decidida, blair dá uma festa com temática japonesa somente para se ver lograda por, hum, uma sessão de filmes de vanessa.

na faculdade, aparentemente, as pessoas são menos superficiais – tanto que o novo “rei do pedaço” é dan, que já é reconhecido como escritor-publicado-na-new-yorker e se enturma super facilmente. diante da situação invertida, dan estende sua mão para blair e a leva para uma festa dada por georgina, não sem antes dar uma dica fashion: SEM TIARA NA FACULDADE. claro que blair não quer admitir derrota diante de uma queda de braços com g. e tenta sabotar a festa armando para que cantores gospel invadam o local. ela acusa georgina de usar a festa como uma maneira de tentar arrebanhar pessoas para a igreja.

dan percebe o que está passando. ele, que havia dito a vanessa que não iria tratar blair como ela o tratou quando estavam em posições inversass, acaba ouvindo a amiga, que diz que se alguém tem que comandar o negócio, por que tem que ser alguém como blair? enquanto b. tentava levar as pessoas para uma festa numa boate e, assim, cimentar sua influência, dan pega o microfone e acaba convencendo todos a ficarem ali.

ainda assim, é um choque quando no dia seguinte vanessa liga para dan e ele acorda ao lado de georgina – especialmente porque g. pediu um recomeço para ele e vanessa e dan ficou chocado ao ver a amiga aceitar dar uma segunda chance. “é a georgina!”. o que achei desse casal? não sei ao certo. para mim, a g. não está tão mudada não… quando ela fecha a porta na cara da blair, durante a sessão de filmes da vanessa, dá pra ver um brilho no olho MALIGNO, do tipo “eu venci” e tal… mas vejamos.

enquanto tudo isso se desenrola na nyu, serena arruma suas coisas desanimadamente, para seguir pra brown. ela decide não ir e vai bater na porta de chuck, pedindo abrigo. o garoto concorda, mas salienta que vai ter uma reunião de negócios naquela noite e que preferia que s. não estivesse lá – claramente temendo a CILADA. mas dá para ver claramente que isso vai acontecer: s chega antes da hora, fala o que não deve e assusta o cara do conselho. irritado, chuck diz que serena é um wreckage, que destroi e atrapalha tudo.

serena vai fiacr com dan, que está sozinho no brooklyn, e esse a aconselha a falarcom rufus, diz que ele é ótimo para conversar, pode ajuda-la, blas, mas a coisa não corre bem assim. ela chega para conversar e encontra chuck saindo, rufus irritado já sabendo de tudo e a pressionando para ir para brown e os dois acabam brigando.

s. fica magoada e depois faz a vingativa. mas aí ela faz o que, sem rancor, serena sabe fazer de melhor: meter os pés pelas mãos. chama o carter pra sair, o cara vai porque tá apx, leva pro restaurante onde chuck está com os investidores, senta na mesa e usa a animosidade carter-chuck para assustar o conselho. chuck sai e diz para ela que falou de brown com rufus porque estava preocupado com ela (timing = dedurar depois da briga. SENTA LÁ, CLÁUDIA).  depois, carter também fica magoado por ter sido claramente usado por serena. os dois acabam se entendo, s. se desculpa e NOVAMENTE dão a idéia de que serão um casal funcional – ou na medida do possível.

sem eira nem beira, s. volta para casa e conversa com rufus, que se desculpa pelo modo que a tratou, assume que também fugiu da faculdade e promete ajudá-la a contar as novidades para lily, que está toda contente porque a filha para a universidade. blair e serena se encontram no final, melancólicas, pensando em como as coisas eram mais fáceis quando iam para o colégio, sentavam nas escadas do met… RS

é verdade que não há uma EXPLICAÇÃO CONTUDENTE para a decisão de serena. ela estava desanimada, infeliz, está com a cabeça em outras coisas (especialmente na busca pelo pai). por trás disso tudo, fica claro que não querem mandar uma das protagonistas para longe. a ida para a universidade é sempre um momento de tensão na vida dos seriados. é difícil resistir a essa mudança de ambiente, de pessoas, difícil manter o núcleo junto. gossip girl meio que evita isso, mantendo boa parte do pessoal em nova york, numa mesma universidade, e deixando chuck e serena soltos.

por falar em solto, a prova disso tudo é que FLUTUANDO À PARTE DE TUDO está nate, que continuar tendo seu caso com bree, mesmo contra a vontade da família dela. e só.  a coisa ainda não começou a pegar fogo, mas acredito que em breve teremos acontecimentos mais EMOCIONANTES.

gossip girl
terceira temporada
episódio 2 – the freshmen
escrito por amanda lasher
dirigido por norman buckley

* chuck e blair aparecem como casal pouco, mas de uma maneira madura e carinhosa. aprovado.
* “there’s a reason we never went dowtown. it’s awful” lamenta blair.

Anúncios

Autor: carol

there ain't no catcher in the rye vamo se jogar!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s